A minha mãe costuma dizer que os pais gostam muito mais dos filhos que os filhos dos pais. Eu quando ouvi isto pela primeira vez achei um completo absurdo. Não concebia a minha vivência sem os meus pais, não me imaginava sequer sem eles e tudo o que era e sou a eles o devo. Mas também não era mãe, ainda!!
Hoje percebo perfeitamente o que a minha mãe diz. Percebo que é mesmo assim. Que enquanto filhos podemos dar-nos ao luxo de ser um bocadinho egoístas nos nossos sentimentos porque os nossos pais estão sempre lá para nos amar, mas enquanto pais cabe-nos a nós esse papel de altruísta e de nunca deixar que os nossos filhos sintam que alguma vez não gostamos deles. Alguma vez disseram a um filho: "Não gosto de ti!!"?? Pois, mas talvez em algum momento de desgosto infantil o tenhamos dito aos nossos pais. Sem o sentirmos na realidade, mas com certeza a acharmos que naquele momento era o que apetecia dizer.
Quando a minha mãe diz esta "máxima" eu já percebo porque embora os meus pais tenham sido o meu universo até uma dada altura, as minhas filhas são a minha fonte de vida. Não concebo a minha vida sem elas e não imagino sequer a dor de as perder. Porque é muito anti-natura, é muito horrível!!
A dor de perder um pai ou uma mãe há-de ser horrível, dolorosa, mas segue o percurso natural da vida. Com isto não estou a dizer que estou preparada para esse momento e espero ser velhinha e ter pais ainda mais velhinhos. Mas de certeza não me há-de levar à loucura. O contrário eu já não sei....
Mamã, papá, amo-vos!!
Rita, Joana, dou a vida por vocês!!
Bicho, morrer por ti eu não morro, antes vivo para te amar!!
Beijitos doces
2 comentários:
Se dizemos "Não gosto de ti, soa sempre, ou quase sempre, a alguma asneira que eles tenham feito.
Mesmo assim, é impossível deixar de amar os nossos Pais e os filhos.
Beijos.
Com um texto destes tenho o orgulho em declarar que eu sou o BICHO!
Enviar um comentário