Quando te conheci era uma miúda com 17 anos e tu adoptaste-me logo como tua neta. E soube-me bem!! Não sei, mas gosto que as pessoas me adoptem. Gosto de ter estatuto nas suas vidas, gosto de ser a "minha qualquer coisa..." de alguém!! De ti recordo a boa disposição, os projectos de futuro que fazias mesmo quando sabias que a tua vida não havia de ser longa. Gostava quando chamavas velhas àquelas que tinham menos 20 anos que tu... quando dizias que ias passear nas excursões dos velhos (todos mais novos que tu). Adorava quando olhavas para o teu neto com esse teu ar ternurento e dizias: - "Filho, já lanchaste?". Adorava quando te tornavas cúmplice de patifarias e devaneios dele.
Lembro-me de há 20 anos irmos passar férias ao Algarve e quando cheguei da discoteca, estavas tu a jogar às cartas (a dinheiro, entenda-se) e já tinhas enganado uns quantos!!
Tenho inveja de ti!! E sabes porquê?? Porque queria viver uma vida sem queixumes, planeando o amanhã como se ele fosse uma certeza...
Sei da história da sina cigana em que dizia que ias viver até aos 90 anos. Lembro-me de os teres feito no ano em que nasceu a Fifas e lembro-me da tristeza que assolou o teu neto porque estavas a completar a profecia (coisas parvas que agente não acredita, mas que interioriza). Acabaste por fintar a sina cigana e ganhámos-te mais 8 anos. Obrigada por isso, porque foste tu que assim o ditaste, tu viveste até aos 98 anos porque te agarraste ao lado de cá com muita força e vontade. Sabemos que não desististe, mas como se pode continuar quando as nossas baterias começam a ficar fraquinhas e não há forma de as recarregar??
Deixa-me ainda dizer-te só mais uma coisa, por não seres minha, eu também te adoptei, e a dor de te perder hoje foi tão forte que me perdi... completamente!!
Mas essa estrela em que te transformaste vai ajudar-nos a encontrar o caminho. O meu, o dele, o delas, o nosso... porque nós precisamos, sim??
Beijos de saudades
5 comentários:
É a melhor homenagem que poderias ter feito!!! Está um encanto!!! Sinto muito a vossa perda, mas, tal como referiste, nasceu uma estrela nova hoje que vos vigia de noite e de dia e vos acompanha sempre!!! O que interessa é o que ela vos deixou marcado nos vossos corações!!!
Beijocas grandes para todos
Um beijinho grande para ele e para ti. Tenha 98 ou 18; as pessoas que nos marcam, ficam para sempre no nosso coração!!! Força querida
Sim. Obrigado Avó e obrigado Lina. Apesar dos meus 38 anos, eu era o netinho, o mais pequeno. Amo-vos muito.
Amiga, fiquei com lágrimas nos olhos. São lindas estas tuas palavras.
subscrevo o coemntário da Rita.
beijos.
Enviar um comentário