Raça da miúda

Estes almoços são sempre uma alegria.

Uma conversa acerca da Samantha Fox e da Sabrina levou-nos (a mim e ao pai) a falar de implantes mamários.
Pergunta imediata da Fifas: - "O que são implantes mamários??"
Eu - "São maminhas postiças..."
Fifas (rebolando o corpo e agarrando nas mamas) - "A Hannah Montana também pôs chantilly na mamas!!"

Escusado será dizer que foi galhofa durante o almoço todo.

26 de Janeiro de 1973

Dizem os pais que no dia 26 de Janeiro de 1973, às 22h52m, nascia uma menina liiiiiiiiiiiiiiinda que só ela. Era um pedaço de gente com 48 cm e com 3 300 g. Segundo a mamãe, a menina nasceu vermelha (??) e com uma farta cabeleira preta (eu sabia que em alguma altura da minha vida tinha tido cabelo preto...). A criança chorou logo e vinha de sonos trocados. Comia muito bem até lhe ser introduzida a comida de gente... depois, foi o que se viu e vê!!

Ora, se estas são as memórias dos pais, quais serão as memórias da menina??

Oralaber, a menina lembra-se de coisinhas tão, mas tão antigas.
Lembra-se do primeiro namorado aos 4 anos, e que dava pelo nome de Vasquinho gordo, porque ele era mesmo assim, um bocadinho gordo. Lembra-se dos meses inteiros passados no Alentejo, na esturrica do sol. Lembra-se das amêndoas de licor do Abrantes, que a faziam chorar baba e ranho na hora de as comer. Lembra-se de fugir para casa da avó para ir brincar, brigar e dormir com o primo, que durante anos foi o único irmão que teve. Lembra-se da mãe ter uma barriga e depois não ter um bebé. Lembra-se da mãe ter uma barriga e depois ter uma irmã com caracóis e lembra-se de chorar, porque não queria uma mana de caracóis... lembra-se de levar com um skate pela cara para defender a sua mana de caracóis. Lembra-se de atirar com as coisas da avó varanda abaixo e esconder-se dela dias inteiros. Lembra-se da mãe achar que ela caía por um buraquinho que havia na varanda da avó (o tal por onde atirava as coisas). Lembra-se de salvar um pardal e depois deixá-lo voar. Também se lembra do dia em que descobriu que não era imortal e como esse dia significou uma grande perda para a família. Lembra-se das festas de Natal da Sapec. Lembra-se de dizer à mãe que quando fosse grande queria trabalhar na segurança social. Lembra-se do primeiro dia de liceu. Lembra-se do dia em que começou a sair com a melhor amiga e de quando descobriu que ela era mesmo a melhor e lho disse. Lembra-se do dia em que começou a namorar. Lembra-se de ser punk, alternativa, diferente... lembra-se do dia em que decidiu o que queria ser quando fosse grande!! Lembra-se do dia em que achava que tinha 6º sentido... lembra-se do exame da universidade em que tirou um 20 com uma frase... lembra-se do dia em que saiu de casa! Lembra-se do dia em que fez as pazes. Lembra-se da primeira casa... lembra-se da segunda casa... lembra-se do dia em que viu a casa onde vive e decidiu que havia de ser a dos seus sonhos... lembra-se do dia em que foi pedida em casamento. Lembra-se do dia em que casou... lembra-se de fazer 600 km de carro para ir gozar a noite de núpcias. Lembra-se dos bebés que não teve... lembra-se do nascimento da primeira filha... lembra-se do nascimento da segunda... lembra-se do dia em que perdeu a mulher da sua vida e que ainda hoje chora por isso... lembra-se do dia em que nasceram os sobrinhos. Lembra-se das viagens que fez. Lembra-se dos livros e cartas que lhe dedicaram. Lembra-se das provas de amor. Lembra-se do dia em que começou a trabalhar na segurança social. Lembra-se das pessoas que passaram pela sua vida... lembra-se TODOS OS DIAS DE TENTAR SER FELIZ!!!

Perante o exposto e por já ser do conhecimento comum que a menina tem uma memória que não a deixa esquecer grandes acontecimentos, é que ela se lembrou de partilhar com as suas pessoinhas 38 anos DELA!!

Pssst


Uma noite...

... vou encher uma praia de velas.

Será esta a noite??

I've got a bad feeling about this...

Foi assim que eu acordei na manhã de 24 de Janeiro de 2002, 5ª feira.
Um mau pressentimento que pairava sobre mim.
A certeza de que alguma coisa menos boa tinha acontecido.
No hospital confirmou-se que afinal as mulheres têm mesmo um 6º sentido...

Faz hoje 9 anos que deixaste de fazer parte de mim.
Faz hoje 9 anos que não tinhas que ser nosso...

Adorava ser uma...


... bruxa, feiticeira, maga, wicca ou qualquer personagem que conseguisse ler os pensamentos alheios...
E talvez tenha sido por isso que o meu homem diz que ouve isto e se lembra de mim...

Não há dia que não me ria com elas!!

Joana - "A Gaxa diz que eu tenho o rabo cojido..."

(cá em casa presumiu-se que fosse assado, mas a menina preferiu cozido...!!)

Epáaaaaaaaaaaaaaaa

Onde andas tu??
Tenho sódades tuas...
E o meu homem é que diz que podias estar em Lisboa 3 meses sem agente te ver que não fazia mal, agora assim muita longe fazes-nos muiiiiiiiiiiiiiiiiitas saudades!!
E faz-me falta o teu (nosso) non sense e estados de espírito parvos!!

P.S. - diz que cá em casa já se bebeu Budweiser a pensar (nostalgicamente) em ti!!

Uma noite...

... faço uma rave no escritório.
Hoje é a noite.

Irrita-me...

... aquelas pessoinhas que batem com os carros SÓOOOOOOOOOOOO para atrasar a vidinha dos outros.

É que me irrita mesmo, fónix!!

E então...

... diz que é isto que a menina anda a meter para o bucho!!
E diz que as coleguinhas são boas pessoas e aproveitam uma ida da menina ao WC para tirarem pelingras e facebookiarem. Não precisam, meus amores, não precisam... Eu blogo, mostro e explico!!
Sinutab II - para o ranho... sim, esse maldito que muda de cor e que de vez em quando se instala nos meus pulmões e me provoca infecções respiratórias daquelas que me fazem respirar pelos olhos, já que é a única coisa descongestionada!!
Relmus - ao contrário do que tu dizes, não é para os velhos... é para as pessoinhas que precisam de relaxar os músculos. Ora bem, eu passo a explicar: relaxar os músculos é quando eles estão assim contraiditos e depois precisam de expandir-se assim à grande... pois, é isso!!
Nurofen - é o chamado anti-inflamatório para ajudar os músculos a desinflamarem... estão a ver?? Causa-efeito: anti-inflamatório - desinflamar!! Acompanharam, minhas ricas coleguinhas??
Ah, e já me esquecia de um pikeno pormenor.............. a menina bebeu vinhaça ao almoço e passou a tarde quase a dormir, é verdade... mas NUNCA, NUNCA se esquece de NADA, siiiiiiiiim??

Beijitos doces para vocês

P.S. - Putas

Meninas, nunca vos aconteceu...

... sentirem-se um bocado merdosas, tipo parvoíce do choro, e depois a maquilhagem ficar toda espalhada pela cara e os únicos toalhetes que têm na mala serem daqueles "íntimos"??

Se serve para o pipi também serve para os "óios"...

Do alto dos seus 8 anos...

... já eu me fartei de rir!!
A consulta de rotina foi hilariante. Matámos as saudades do titio Vasco com beijos e abraços e quando ele lhe pergunta se ela tinha tido uma grande festarola, responde-lhe com uma grande rapidez que tinha sido uma festa de duas horas... Reacções?? Um grande sorriso e a boca aberta de espantação...
Depois falou-se de namorados, ser gira, boa aluna e finalmente vai-se cair na parte das roupitas... Assim mais propriamente nas meias... e tungas, lá voltou ela ao mesmo de que detesta collants e meia de liga é que é fixe e mimimimimimimi... ao que o nosso querido Vasco pergunta: - "Mas tu sabes o que são meias de liga??" Ok, estremeci, porque já sabia a resposta que lá vinha. - "Claro que sei, é só o que a minha mãe usa... tenho cá uma inveja!!" Reacções?? Uma grande gargalhada, a boca aberta de espantação e um "Estás feita!!"
Beijinho, beijinho que a menina está bem e recomenda-se...
Mais tarde, em casa dos avós maternos e de conversa com o primo Tiago: "Eu cá tenho 8 bisavós, está é tudo morto, só sobraram dois..." Reacções?? Essas mesmo: gargalhadas e a boca aberta de espantação!!
A quem sairá a gaiata??

Isso é que era doce


Eu que me orgulhava de ter o signo mais alucinado do Zodíaco, agora vou passar a ser certinha e atinadinha??
É que nem que a vaca tussa e as galinhas ganhem dentes...

Adoro quando os dias começam assim...

... fechadinha do lado de fora da casa, semi-despida, com um marido que tinha acabado de sair, a gaiata mais velha a tomar banho e a ouvir música, a outra a fazer puzzles e sem me ligarem pívias... ah, e a desejar que o único vizinho que tenho não apareça também na rua (claro que apareceu...)
Epá, é que eu adoro mesmo...
Fónix!! Estou congelada até aos olhos!!

8 anos de ti... em 8 minutos!!

Duas da matina... Ups, o que é isto?? Será uma contracção?? Acordo-o ou não o acordo?? Olha, que se lixe...
- "Bicho, acho que estou a ter uma mega contracção..."
- "Hã, vamos já para o hospital!!!!!!!!!!"
- "Calma que pode não ser nada de especial" - e entretanto lá vinha outra...

O que eu sei é que quando olhei para o lado, já ele estava vestido, o carro ligado e numa noite fria de Janeiro e com os vidros do Twingo carregadinhos de gelo lá fomos nós para o Garcia de Orta.
As vezes que nós fizemos aquele caminho, sempre comigo a dizer: "Se a gaiata resolve nascer em hora de ponta estou bem lixada..."
Mas não, a estrada era nossa e o hospital estava por nossa conta. Os corredores desertos... corredores que serviram para caminhar antes de ser internada, as máquinas de bebidas e comidas que despertavam no pai uma fome incontrolável, as contracções que me obrigavam a parar e que o meu homem sem dar por isso, continuava a andar e a falar sozinho... a box com música ambiente e um pai inquieto que achava que a qualquer momento eu caía da cama... a minha querida médica que esteve sempre ao meu lado... a minha família que esperava lá fora... a soneca que eu dormi enquanto esperava que ela nascesse... o estudo estatístico do qual eu fiz parte... a posição fetal para a epidural... tudo isto me vem à memória neste dia em que celebramos o teu 8º aniversário!!!

Continua a ensinar-me como ser melhor mãe, ajuda-me a desbravar esse caminho da maternidade e a mostrar-me como se faz. Caminha a meu lado e continua a dizer-me que eu sou a melhor mamã do mundo. Continua a dizer-me que mesmo quando eu ralho contigo, tu sabes que é porque eu gosto de ti... continua a dizer-me que quando fores grande queres ser como eu, estilosa e gira... isso enche-me o ego. Continua a dizer-me que a mana foi a melhor coisa que te aconteceu na vida... continua a dizer-me que a sopa tem coisinhas... continua a dizer-me que tu és a princesa, o papá o príncipe e eu a bruxa má... continua a ser pespireta... continua a achar que eu vou ser muito velhinha quando tu já fores velhinha... continua a amar-me assim... continua a ser despachada e de personalidade vincada... continua a enrolar-me com esses teus bracinhos... continua a pensar que gostas muito de ti... continua a tua caminhada a saber respeitar os outros, mas sobretudo a ti... continua com a certeza de que no que depender de mim terás sempre um porto de abrigo, um colo, um abraço, um beijo, um carinho e este amor tão, mas tão incondicional...

Continua a ser TU, única e especial, tal como cada filho deve ser, único e especial!!

Beijitos doces de parabéns RITA

Hoje lembrei-me...

... de pequenas frases, diálogos ou pormenores que ao longo destes quase 8 anos me fizeram rir, sorrir, gargalhar e sobretudo pensar que afinal a minha função está a ser levada a bom porto...

Coisinhas assim do género:

- "Papá, tenho 5 namorados e por favor não me obrigues a escolher um porque AMO todos..."
- " Mamã, amo-te mil e quarenta e mil e mil e mil e mil infinitos e mil... poishé??"
- "Papá, desiste, as miúdas é que sabem, ok??"
- "Mamã, olha lá as minhas mamas a crescer..."
- "Mamã, ali no sinal dizia 40 e tu tens o ponteiro nos 60..."
- "Hmmm adoro sortido Bungaro. Se eu dissesse sortido Húngaro só podia comer um, assim posso comer bué..."
- "Quando é que achas que eu vou ter filhos?? Lá para os 16 ou 18, não??" (foda-se...)
- "Estou com dificuldade em apertoar os butaralhões..."
- "Olha mamã, digo fónix para não dizer foda-se!!"
- "Estou tão feliz de ir ter uma mana, eu queria muito mas não dizia..."
- "Tomara já estas pernas usarem meias de liga... fartinha das collants!!"
- "Eu cá também quero ir com vocês ao concerto dos youtube!!"
- "Já combinei, vou casar com a minha amiga Joana, para podermos brincar sempre que nos apetecer..."
- "Hola, meu nome es Rita, mas tu non mintiendes porque yo hablo português..."
- "Rita, limpaste o pipi?? - Não está sujo, está molhado..."
- "Mamã, vais ser sempre namorada do papá??"
- "Mãaaaaaeeeeeeeee, 'tás a dar um beijo de língua ao pai?? Canojo..."
- "Mamã, vou casar com o João Pedro e levo um vestido de flores e aquela tua bandolete com uma chucha no alto..." =)
- "Mamã, tu e o pai fizeram sexo duas vezes: eu e a Joana..."
- "Mamã, quando eu casar quero viver sempre aqui contigo e depois o papá faz um mapa para dar ao meu marido para ele não se perder..."

E tantas mais haviam para contar. Mas esta é sem dúvida a minha preferida:

- "Gosto do papá, gosto da mamã, gosto da mana... e sobretudo, gosto de mim!!"

Porque ela de facto é assim: tem uma grande auto-estima e acredita muito em si própria.
E cada pérola destas foi acompanhada de um trejeito de mãos ou corpo, um abanar de anca ou uma mão a ajeitar o cabelo.
É assim esta minha Fifas. E ainda bem que ela é assim, ainda bem que é um bocadinho respondona (mesmo que por vezes isso me irrite cá duma maneira...!!). É que tudo isto me faz ter um grande orgulho de ser mãe de uma miúda bem resolvida, a quem nós tentamos incutir uma educação que a faça ser independente (sem grandes exageros, podendo casar lá para os 50, ok??) e que a faça ser uma adulta bem resolvida, íntegra e certa das decisões a tomar nos desafios que a vida lhe propuser.

Fifas, nós só te pedimos duas coisinhas: que mantenhas pela tua irmã esse amor tão forte que vos une e que sejas sempre tão feliz, nunca perdendo esse teu sorriso lindo!!

Amo esta pessoa!!! Fazer o quê??

Está quase...

... e eu já começo com este costumeiro turbilhão de sentimentos dentro de mim...

Eu gosto é do Verão...


No Verão os dias ficam maiores
No Verão as roupas ficam menores
No Verão o calor bate recordes
E os corpos libertam seus suores

Eu gosto é do Verão
De passearmos de prancha na mão
Saltarmos e rirmos na praia
De nadar e apanhar um escaldão
E ao fim do dia, bem abraçados
A ver o pôr-do-Sol
Patrocinado por uma bebida qualquerrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrr!!

AMO!!

City of blinding lights

The more you see, the less you know
The less you find out as you go
I knew much more then than I do now
The more you know the less you feel

Em duas palavras: A- DORO!!

Music for the day

Aaaaahhhhhhhhhh vidinha dura...




Mais uma...

Pois bem, todas as minhas pessoinhas sabem que a menina é perita em receber mensagens estranhas no telemóvel.
Hoje foi outra, do menino Anderson, a perguntar se a menina estava bem!!
Ora pois claro que sim, então não havia de estar?? Mas quem é o Anderson, perguntam vocês?? Num sei...
É que nisto das mensagens de telemóvel, às vezes arranjam-se grandes amizades, sabe-se lá...

Ups

Gata, a menina trouxe isto enfiado no braço e nem se lembra bem como isso aconteceu...

Foi a ramboiada total!!

Parafraseando o amigo Rogério:
" Lina Ribeiro celebrou a amizade com Rogério Silveira, Rita Gato Barbeito, Orlando Barbeito, Rui Garcia e descendência de todos. no final restaram quatro garrafas vítreas e uma alegre manifestação de brinquedos pelo soalho."

Hey babe, take a walk on the wild side...

Este ano o Dia da Mulher calha no Carnaval...
E eu já sei como vou comemorar!!

Hoje ouvi e lembrei-me... só porque sim!!

Ahahahahahahahah

Fifas - "Mamã, porque é que puseste o brinco no nariz?? Ficas mesmo gótica!!"

Ahahahahahahahahahah

Degrau a degrau...

... se vai vivendo!!

Eu sou uma pessoinha que acredita que a vida vai sendo feita de patamares, fases, etapas ou whatever.
Cada momento da nossa vida tem uma verdade absoluta, e o que foi verdade há 18 anos pode não ser verdade agora. As convicções de outrora podem não durar para sempre... (é o caso do vegetarianismo).

Não existem verdades absolutas que vivam para sempre e não existem convenções... O que é importante é acreditar nessas etapas no momento em que se está a vivê-las!!

O que é convencional para uma pessoa não o é de todo para outra e a normalidade existe na cabeça de cada um de nós. Acredito que o respeito pelo próximo e pensar que onde começa a nossa liberdade termina a liberdade do outro é o mais importante para se ir subindo os degraus que nos levam à felicidade e que nos levam a atingir cada patamar da nossa vida!!

Nesta viagem existem companheir@s de caminhada que são peças fundamentais para nos irem empurrando e que nos dão uma ajudinha quando parece que já não temos força para subir mais. Mentira, temos sempre força... às vezes podemos precisar de descansar, mas a força volta!!

Com isto eu quero dizer que entre a vida e a morte, estamos de passagem!!
É aproveitar, pessoinhas, é aproveitar!! Da melhor maneira possível, sempre com a convicção de que aquela é a nossa vontade e permitirmo-nos ser felizes com as nossas decisões.

Isso é acima de tudo, o mais importante!!

E quando chegarmos lá acima e olharmos para trás, para cada degrau percorrido e cada patamar atingido, pensaremos:
"Foda-se, valeu (mesmo) a pena!!"

Hoje estamos assim...

Preguiçosos como os gatos cá de casa...
Andei o dia inteiro enroladinha... e a ronronar!!

Vida

Já perdoei erros quase imperdoáveis

Tentei substituir pessoas insubstituíveis

E esquecer pessoas inesquecíveis


Já fiz coisas por impulso

Já me desiludi com pessoas

Que nunca imaginei que me desiludiriam

Mas também desiludi alguém


Já abracei para proteger

Já ri quando não devia

Fiz amigos eternos

E amigos que nunca mais vi


Amei e fui amado

Mas também fui rejeitado

Fui amado e não amei


Já gritei e saltei de tanta felicidade

Já vivi de amor e fiz promessas eternas

Mas também me magoei muitas vezes


Já telefonei só para ouvir uma voz

E apaixonei-me por um sorriso

Já pensei que fosse morrer de tanta saudade

Tive medo de perder alguém especial (e acabei por perder)


Mas vivi!

E ainda vivo!

Não passo pela vida

E também tu não deverias passar!


Bom é lutar com determinação

Abraçar a vida com paixão

Perder com classe

E vencer com ousadia

Porque o mundo pertence a quem se atreve

E a vida é muito para ser insignificante.


Vive!


Autor: Augusto Branco

Faz hoje um ano...

... que a puta da loucura nos fez pegar no carro e ir para Espanha só com a roupinha do corpo!!

Fogo de artifício

Mr Garcia no seu melhor!!

Fim do ano em pelingras!!

Rita e Léo no início da festa!! (comportamento exemplar, nada a apontar aos meninos... já aos pais!!)

Ainda a Lia lhe estava a dar nas "mines"

E nota-se bem o quanto ela lhe deu...


Ainda mais ou menos puros...


Esta "pelingra" é a prova disso...


A visionária de 2011 (ou seja, o ano do "corno")


As crianças continuavam a portar-se exemplarmente...


Já os pais... Credo, o que a bebida faz às pessoinhas. Ainda bem que se captam estes momentos para mais tarde recordar. Ah, e como disse o meu esposo: "A cadeira era um bocadinho pequenina para tanto rabo..."


As meninas do "coiro"


Cada um melhor que o outro. A culpa foi do fotógrafo, claro!!


Liiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiindas!! E bêbedas...


No início eram 4. Depois ficaram 2. O resto foi rebolando para cima da minha cabeça...


Depois de brincarem "aos pais e às mães" e de terem deitado o filho, estavam prontos para ir ver o fogo de artifício

O Léo a desejar um bom ano à sua mamã


O Léo a desejar um bom ano ao mundo!!


Este segredo, provavelmente, irá ficar para sempre entre nós... mas pela tua cara, parece-me que te agradou!!

Gente gira a desejar um bom ano às pessoinhas!!


Aqui já ela me dizia que não gostava do barulho do fogo de artifício


A tentativa infrutífera de lhe explicar pela enésima vez que o fogo era "muita" giro e que ela devia aproveitar (isto já vem desde bebé)

A contemplá-lo!!


Aqui já regadinhos de champanhe, que Mr Garcia abriu com o seu sabre!!


FELIZ ANO 2011!!!!!!!!!!!!